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Registros recuperados : 193 | |
8. | | SOUZA, R. C. P.; LOBO JUNIOR, M. Avaliação da qualidade sanitária de sementes de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) e cultivares mais frequentes, produzidas no estado de Goiás, de 2001 a 2007. Tropical Plant Pathology, v. 33, p. S 285, ago. 2008. Suplemento. ref. PAT-047. Edição dos Resumos do XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Belo Horizonte, MG, ago. 2008. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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14. | | SOUZA, R. C. P.; LOBO JUNIOR, M.; CORRÊA, C. A. Efeitos de tratamentos preventivos e curativos com Pyribencarb sobre o mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum). Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 34, p. S110, ago. 2009. Suplemento, ref. 405. Edição dos Resumos do XLII do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Rio de Janeiro, RJ, ago. 2009. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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15. | | SOUZA, R. C. P.; LOBO JUNIOR, M.; CORRÊA, C. A. Efeito de Pyribencarb sobre apotécios de Sclerotinia sclerotiorum. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 34, p. S110, ago. 2009. Suplemento, ref. 404. Edição dos Resumos do XLII do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Rio de Janeiro, RJ, ago. 2009. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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Registros recuperados : 193 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
24/01/2017 |
Data da última atualização: |
17/02/2017 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
DELIZA, R.; SOUZA, R. C. de. |
Afiliação: |
ROSIRES DELIZA, CTAA; Raquel Claverie de Souza, CNPQ. |
Título: |
O Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantil: o passo-a-passo de um estudo. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. |
Páginas: |
6 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Entender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças em relação às bebidas dependendo do nível socioeconômico. MenosEntender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; CATA; Crianças; Expectativa. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/153805/1/CT-214-finalizado.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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